Campanha de vacinação contra a dengue é prorrogada no Paraná





 Mosquito é transmissor da Zica, Dengue e Chikungunya (Foto: Divulgação/ Uenf)

A campanha de vacinação contra a dengue no Paraná, que começou no dia 13 de agosto, foi prorrogada até o dia 24 de setembro. O estado foi o primeiro no Brasil a fazer a imunização dos moradores. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até a tarde de sexta-feira (2), 111 mil pessoas tinham sido imunizadas.

A meta da Sesa é imunizar 80% do público alvo, que é formado por pessoas entre 15 e 27 anos de idade. Apenas em Assaí e Paranaguá, onde a incidência da doença é maior, a vacina será aplicada em moradores com idade entre 9 e 44 anos.

Ao todo, 500 mil doses da vacina foram disponibilizadas para esta primeira etapa da campanha em 30 municípios do estado. Confira a lista no final da reportagem.

Em Leópolis e Munhoz de Melo, a campanha já vacinou mais de 70% do público alvo, de acordo com a Sesa. Neste sábado (3), a vacina será aplicada até as 17h.

Entre agosto de 2015 e agosto de 2016, o Paraná teve 56.351 de dengue confirmados. Desse total, 61 pessoas acabaram morrendo com a doença. A cidade com mais casos e óbitos foi Paranaguá, no litoral, onde 30 pessoas morreram.

Para ter direito à dose, é preciso fazer um cadastro no site da Secretaria da Saúde. Em seguida, basta procurar uma unidade de saúde e tomar a primeira dose da vacina, que tem ainda outras duas doses para garantir a imunização completa.

Baixa procura
Apesar de a situação da doença ter sido crítica no último ano, segundo a Secretaria da Saúde, a procura pela vacina tem sido baixa.

A Sesa diz que os piores índices estão nas maiores cidades. Em Foz do Iguaçu, Paranaguá, Londrina e Maringá, menos de 20% dos moradores aptos a receber as doses foram imunizados.

Veja a lista de cidades onde a vacina está disponível
A vacina contra a dengue está disponível para os moradores de: Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Assaí, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.
Campanha de vacinação contra a dengue é prorrogada no Paraná Campanha de vacinação contra a dengue é prorrogada no Paraná Editado por saude.chakalat.net on 07:54 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.