Primeiro caso de contágio de dengue é detectado no Japão após 70 anos






O Ministério da Saúde do Japão anunciou nesta quarta-feira que detectou o primeiro caso de dengue contraído por uma pessoa dentro do país nos últimos 70 anos.

Embora a cada ano sejam registrados 200 casos de cidadãos japoneses infectados pela doença em viagens ao exterior, desde 1945 não havia sido detectado nenhum caso doméstico, informou um porta-voz do Ministério em entrevista coletiva.

A vítima, uma adolescente que não saiu do país, teve febre alta em meados deste mês e foi internada em um hospital de Saitama (norte de Tóquio). Seu estado de saúde é estável, explicou o porta-voz em declarações publicadas pela agência "Kyodo".

O Ministério acredita que a jovem foi infectada por um mosquito que teria picado antes outra pessoa que contraiu a doença no exterior.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas está investigando atualmente os 98 casos de japoneses contaminados pelo vírus durante viagens para outros países neste ano, para determinar seu possível vínculo com a infecção da jovem.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pelo mosquito tigre (Aedes albopictus), é comum em áreas subtropicais da Ásia, da América Latina e da África.

O mosquito tigre é uma espécie espalhada pela maior parte do território japonês.

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas peguem dengue no mundo a cada ano

Primeiro caso de contágio de dengue é detectado no Japão após 70 anos Primeiro caso de contágio de dengue é detectado no Japão após 70 anos Editado por saude.chakalat.net on 12:19 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.