Saiba como ser voluntário para o teste da vacina contra dengue







Nesta quarta-feira (2) foram abertas as inscrições para voluntários que desejam participar dos primeiros testes clínicos de uma vacina contra a dengue no Brasil. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantã por meio de parceria com o NIH (National Institutes of Health), dos Estados Unidos. Ainda não existe vacina licenciada para o uso contra a dengue no mundo.

Para participar da etapa inicial do estudo, o Butantã recruta 50 pessoas saudáveis de ambos os sexos, que nunca tiveram dengue, com idades entre 18 e 59 anos, residentes no município de São Paulo, com exceção de mulheres grávidas ou que desejam engravidar nos próximos meses. Os voluntários serão acompanhados por cinco anos pelo HC (Hospital das Clínicas).

Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantã, afirma que "essa é a primeira vez que a vacina será testada no Brasil, que é uma região endêmica". 

Foram feitos testes nos EUA, mas a doença é rara no país. Ainda não existe vacina licenciada para uso contra a dengue no mundo. Se os testes correrem como o esperado, a ideia é oferecer a vacina a partir de 2018.  

Os 50 voluntários passarão por testes clínicos e terão de assinar um termo de consentimento. A primeira e única dose da vacina deve ser administrada em novembro. Em 2014, mais 250 voluntários de São Paulo e de Ribeirão Preto serão recrutados — nesse caso, não importam os antecedentes da doença.  

A vacina é tetravalente, ou seja, visa a combater os quatro diferentes tipos de vírus da dengue, transmitidos aos humanos por mosquitos, explica Esper Kallas, coordenador do estudo no HC  

— O maior objetivo é evitar as formas graves da doença.   

A inscrição deve ser feita pelos telefones (11) 2661-7214 ou (11) 2661-3344, de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou entrar em contato pelo e-mail vacinadengue@usp.br

Saiba como ser voluntário para o teste da vacina contra dengue Saiba como ser voluntário para o teste da vacina contra dengue Editado por saude.chakalat.net on 11:02 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.