Viajantes x Dengue: cuidados a serem tomados






A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão. Isto devido aos fatores climáticos favoráveis a proliferação de seu vetor, o Aedes aegypti.

Para quem vai viajar e deixar a casa fechada lembre-se de não deixar nenhuma oportunidade para o vetor proliferar, por exemplo, removendo água dos vasos de planta, deixando a caixa d´água tampada, retirando a água de grandes reservatórios, como as piscinas e removendo do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas, pneus).

Em caso de viagens para áreas de risco da dengue, o ideal é hospedar-se em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas. O uso de mosquiteiros também é recomendado. Recomenda-se também a adoção de medidas de proteção individual, principalmente durante surtos tais como usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos e o uso de repelentes. Os repelentes devem conter DEET, IR3535 ou Icaridin. O uso dos repelentes deve estar em estrita conformidade com as instruções do rótulo.

Durante a viagem é preciso estar atento ao surgimento de alguns dos sintomas da doença. Caso ocorra, deve-se procurar imediatamente orientação médica e evitar automedicação. O doente com dengue pode apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de agravamento.

Os casos graves necessitam de especial atenção médica, pois podem ser fatais. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas.
Viajantes x Dengue: cuidados a serem tomados Viajantes x Dengue: cuidados a serem tomados Editado por saude.chakalat.net on 07:27 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.