Vacina contra dengue poderá estar disponível em 2015






O vírus da dengue é conhecido pela comunidade científica desde 1944, mas sempre desafiou os pesquisadores pelo seu caráter tetravalente.

Embora várias pesquisas tenham sido conduzidas sobre o tema, nunca havia se chegado a uma vacina eficaz contra os quatro tipos de vírus da doença. Por esse motivo, o único método de prevenção amplamente divulgado e conhecido era o combate ao mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti) através da eliminação dos criadouros e focos de transmissão.

Nos últimos quatro anos, esse cenário começou a mudar e a possibilidade de ter uma vacina eficaz contra a dengue tem se mostrado cada vez mais próxima.

Uma parceria firmada entre o Instituto Buntantan e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos o resultou na produção de uma vacina que está sendo considerada segura, eficaz e de baixo custo, sendo idealizada para ser incorporada ao Programa Nacional de Imunização. Além de atender a demanda de países da América Latina, a vacina será preventiva e tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro tipos de vírus da dengue.

No total, serão três fases de estudo para solicitar o licenciamento da vacina junto à ANVISA. Outra vacina semelhante à produzida pelo Instituto Butantan já foi testada em seres humanos nos Estados Unidos e demonstrou ser segura e imunogênica. 

A previsão é que a vacina já esteja disponível para a população em 2015. Estima-se que na primeira fase de produção, o Instituto Butantan seja capaz de produzir cerca de 60 milhões de doses da vacina por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Butantan, 28 de janeiro de 2013.

Vacina contra dengue poderá estar disponível em 2015 Vacina contra dengue poderá estar disponível em 2015 Editado por saude.chakalat.net on 03:02 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.