RJ lança Monitora Dengue por smartphones e Magé é pioneiro no projeto






Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real

Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real

Dez mil smartphones serão distribuídos aos municípios do Rio de Janeiro para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real, conforme anúncio feito nesta terça-feira (15) em evento no Palácio Guanabara, durante os lançamentos do Programa Rio Contra Dengue 2013 e o projeto Monitora Dengue.

Magé será o primeiro município a receber os aparelhos e deve começar a utilizá-los a partir de fevereiro. A previsão é que sejam distribuídos 10 mil smartphones aos municípios que fizerem adesão e disponibilizarem seus agentes de saúde para capacitação. A ação é resultado de uma parceria entre a SES, o Ministério da Saúde e o IBGE, que fará a cessão dos aparelhos. O sistema de informações foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.

O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

Esse smartphone é o mesmo usado pelo IBGE nos censos. Os smartphones são completamente bloqueados e nenhum outro aplicativo pode ser instalado nele. De posse deste smartphone, na medida em que os agentes de combate de endemias vão fazendo as visitas aos domicílios, já vão indicando nestes smartphones o que está sendo encontrado em cada um desses domicílios. Esta informação é georeferenciada por satélite e, depois, ela é descarregada no computador.

RJ lança Monitora Dengue por smartphones e Magé é pioneiro no projeto RJ lança Monitora Dengue por smartphones e Magé é pioneiro no projeto Editado por saude.chakalat.net on 19:18 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.