Sintomas da dengue tipo 4 parecem com as variantes 1,2 e 3







O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é avaliado pelos especialistas como uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo. "Em termos de classificação, estamos falando do mesmo tipo de vírus, com quatro variações", explica Márcia Dal Fabro, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde. "Do ponto de vista clínico, são absolutamente iguais, vão gerar o mesmo quadro", esclarece. Em 2002, a epidemia de dengue foi provocada pelo vírus tipo 2; em 2007, pelo tipo 3 e a de 2010, o vírus causador foi o tipo 1.

A explicação do problema provocado pelo vírus 4 está no sistema imunológico do corpo humano. Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.

"Quanto mais vírus existirem, maior a probabilidade de haver uma infecção", resume o coordenador de Vetores do Centro de Controle de Zoonoze, Alcides Ferreira. Se houvesse só um tipo de vírus, ninguém poderia ter dengue duas vezes na vida .A possibilidade da reincidência da doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade. ".

Esta reação exagerada do sistema imunológico é um problema. Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.

Sintomas da dengue tipo 4 parecem com as variantes 1,2 e 3 Sintomas da dengue tipo 4 parecem com as variantes 1,2 e 3 Editado por saude.chakalat.net on 05:26 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.