Primavera exige cuidados reforçados no combate à dengue






O mosquito da dengue se reproduz em água limpa e parada

Com a chegada da Primavera, os cuidados com a dengue precisam ser reforçados. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna. Por isso, o órgão solicita a atenção dos moradores para a prevenção ao mosquito e sintomas da dengue. De acordo com Rosani Leite, do Programa Saúde da Família (PSF), as águas das chuvas, que são frequentes nesta época do ano, acumulam-se e tornam os locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde, por meio do PSF, realizará mais um Arrastão da Dengue. "Embora não tenhamos registrado nenhum caso de dengue neste ano no município, a luta contra a dengue não acaba, jáque no primeiro descuido a doença pode voltar", observa Rosani Maria Leite, coordenadora do Programa Saúde da Família.

O mosquito da dengue se reproduz em água limpa e parada, por isso Rosani orienta a população para que não acumule no quintal materiais desnecessários e sem uso, como pneus, garrafas, latas, baldes, que devem ser guardados de cabeça para baixo em locais cobertos. "Caixas d'água devem estar sempre tampadas e as vasilhas de água e comida dos animais devem ser lavadas com água e sabão semanalmente, além de substituir a água dos pratos de vasos por areia.

A enfermeira explica que, após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. "Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tontura, cansaço, moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações", comenta

Ela alerta que, no caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar orientação médica na Unidade de Saúde da Família (PSF) ou na Unidade Mista de Saúde (UMS), "já que os sintomas da dengue são muito semelhantes aos da gripe, e jamais se automedicar", ressalta.

Primavera exige cuidados reforçados no combate à dengue Primavera exige cuidados reforçados no combate à dengue Editado por saude.chakalat.net on 06:51 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.