Morre a segunda vítima por dengue no Rio






O mosquito <i>Aedes aegypti </i>, que se desenvolve em água parada, é o responsável por transmitir a dengue

O mosquito Aedes aegypti , que se desenvolve em água parada, é o responsável por transmitir a dengue (AFP)

O estado do Rio de Janeiro registrou a segunda morte por dengue em 2012. A primeira aconteceu em fevereiro.  A vítima, uma mulher de 49 anos, morreu no Hospital Pasteur, no Méier, na Zona Norte, no dia 4 de março. Segundo Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de saúde, a paciente não recebeu o tratamento adequado. Pelo protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, foi feita uma avaliação de risco errada.

"Quando um paciente de dengue entra para um atendimento, ele tem um protocolo do Ministério e precisa ser avaliado frente a esse protocolo. Isso desencadeou uma série de processos que podem ter ocasionado o óbito dessa paciente", disse Garcia. A vítima morreu pelo vírus tipo 4. Em fevereiro, um menino de 9 anos morreu pela doença na zona oeste da cidade.

Do dia 1º de janeiro até 17 de março, foram notificados 24.295 casos suspeitos de dengue no estado. Em relação aos casos graves, a secretaria estadual de Saúde informou que o grau de letalidade da dengue está em 3%. Há presença do vírus tipo 1 da dengue em Itaboraí, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Valença. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Niterói e Nova Iguaçu.

Morre a segunda vítima por dengue no Rio Morre a segunda vítima por dengue no Rio Editado por saude.chakalat.net on 05:49 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.