Casos de dengue caem na Paraíba






O novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta segunda-feira (12), evidencia o permanente declínio da dengue na Paraíba. De acordo com os dados do boletim, o número de notificações recebidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), na semana epidemiológica 35, que vai do período de 28 de agosto e 3 de setembro, foi de 26 casos suspeitos. Todos estão em processo de investigação para confirmação ou descarte.

Com a continuidade da busca retrospectiva e de reinvestigação de prontuários por meio do novo protocolo de investigação de suspeitas de morte por dengue, a SES confirmou dois novos óbitos, que ocorreram em semanas anteriores, mas cujas investigações foram concluídas nesta semana. Com os dois novos casos, o total de falecimentos sobe para seis: em João Pessoa (dois), Guarabira, Caturité, Catolé do Rocha e Campina Grande.

Os municípios de onde partiram as novas notificações foram Araruna, Bayeux, Cabedelo, Coremas, João Pessoa, Santa Luzia e Matureia. Os casos continuam a cair e, com a chegada do verão, esta queda possivelmente se potencializará.

Prevenção – O Governo do Estado segue monitorando os casos, acompanhando e realizando ações de caráter preventivo e educativo em parceria com os 223 municípios. Também estão sendo feitas visitas técnicas às gerências regionais de Saúde, onde são oferecidas capacitações e oficinas de orientação sobre a doença. A SES investiu ainda R$ 77 mil na aquisição de jogos infantis chamados "Olimpíadas da Dengue", para trabalhar com crianças em escolas, ensinando sobre os cuidados de prevenção e tratamento da doença.

A SES segue alertando sobre a importância de algumas medidas simples para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, como tampar as caixas d'água; guardar os pneus em local coberto e seco; não deixar que as garrafas acumulem água, colocando-as sempre com a boca para baixo; observar sempre as calhas para ver se existe água acumulada, e colocar areia nos pratos das plantas.

Neste mês de setembro será discutida toda a programação com relação às ações de vigilância e controle da doença a serem implantadas no próximo ano. Haverá três atividades voltadas para a construção do Plano de Contigência – 2011:

• 13/09 – Reunião da Vigilância em Saúde para avaliação de 2011; • 15/09 – Reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que será isolado dos demais municípios por ser o território de maior densidade demográfica; • 28/09 – Reunião com demais municípios considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

Os novos dados – Até o dia 3 de setembro, foram registrados 12.157 casos de dengue na Paraíba. Desse total, 6.787 foram de dengue clássica (DCC); 110 de dengue com complicações; 93 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e seis óbitos. 
Casos de dengue caem na Paraíba Casos de dengue caem na Paraíba Editado por saude.chakalat.net on 04:57 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.