Rio faz caminhada contra a dengue neste sábado





A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio estará promovendo neste sábado a 2ª Caminhada contra a Dengue pela Cidade. Profissionais de saúde participarão da ação, acompanhando e orientando os participantes sobre a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

O objetivo é mobilizar população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti. Será usada uma ferramenta de georreferenciamento dos pontos com focos, para que sejam incluídos nas ações de combate à dengue.

A estratégia foi utilizada pela primeira vez na primeira edição da caminhada, realizada em abril, quando um mapa foi apresentado no Centro de Operações, mostrando em tempo real um panorama da atuação conjunta da população com a prefeitura. Foram mapeados mais de 11 mil possíveis focos do mosquito. Cerca de 7 mil pessoas participaram da mobilização em toda a cidade.

A atividade faz parte do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável e pretende sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado o ano inteiro e não apenas no verão, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti. Para participar, basta procurar uma unidade de saúde da Prefeitura do Rio, a partir das 8h30 deste sábado.

Os participantes sairão das unidades de saúde em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região, acompanhados e orientados por agentes de saúde. As notificações serão coletadas pelo Teleatendimento 1746 ou por formulários que serão distribuídos no local. A Secretaria orienta que os participantes usem roupas e calçados confortáveis.

Na 1ª Caminhada contra a Dengue, os grupos que participaram da mobilização percorreram cerca de 900 quilômetros no total. Dos focos encontrados, 4.267 foram eliminados na hora, o que representa cerca de 40% do total. Os demais estavam em propriedades privadas e entraram na rotina diária dos agentes de vigilância em saúde.
Rio faz caminhada contra a dengue neste sábado Rio faz caminhada contra a dengue neste sábado Editado por saude.chakalat.net on 10:46 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.