Levantamento diz que 24 municípios correm risco de surto de dengue





O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) que 24 municípios correm risco de registrar um surto de dengue, entre eles duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Segundo o ministério, estas cidades "registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas".

Outros 154 municípios estão em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%. Já outras 192 cidades brasileiras estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências, afirma o órgão.

Os números fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, feito até o momento em 370 municípios do país. Outras 127 cidades ainda devem mandar dados para o ministério.

Lula faz apelo

Antes de iniciar seu discurso nesta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo a prefeitos e governadores para que trabalhem em suas regiões para combater a dengue, cujos casos devem crescer com a chegada do verão.

"E todo mundo sabe que além de tudo que tem que ser feito na área da saúde, sobretudo, a dengue é uma questão de limpeza, de cuidados preventivos que a gente tem que ter", ressaltou o presidente para um plateia de prefeitos e governadores.

Lula destacou que os casos de dengue dependem das ações coletivas de prevenção e de limpeza pública. Lembrou das visitas e do reforço da campanha regional do ministério da Saúde às cidades em estado de alerta nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste e sugeriu que se façam mutirões de limpeza em todo o país.

O discurso do presidente ocorreu durante o encontro com prefeitos e governadores contemplados com a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Levantamento diz que 24 municípios correm risco de surto de dengue Levantamento diz que 24 municípios correm risco de surto de dengue Editado por Dani Souto on 05:12 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.