Casos de dengue em Manaus diminui 40,63% em junho






Em junho deste ano, o número de caso de dengue em Manaus caiu 40,63% em relação ao mesmo mês em 2009. Segundo o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no primeiro semestre a queda foi de 15,35% em relação ao ano passado.

No último mês foram confirmados 13 casos da doença contra 32 no mesmo período de 2009. Já no primeiro semestre deste ano, 408 casos foram registrados, 74 a menos que no ano passado. Os casos de dengue hemorrágica também diminuíram neste semestre. No ano de 2009 foram 57 registros e este ano 39, uma redução de 31,58%.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, os números positivos resultam de ações preventivas e conscientização da população. No início do ano, durante "Operação Impacto", essas ações tiveram a participação das Forças Armadas.

No ano passado, Manaus registrou uma redução de 92,01% nos casos de dengue. Foram 599 casos confirmados da doença, contra 7.212 registrados em 2088.

Bairros

O conjunto Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, registrou o maior número de ocorrências da doença. Neste primeiro semestre foram 54 casos. O bairro Compensa, na zona Oeste, teve 30 casos.

Na zona Leste da capital, os bairros São José Operário e Cidade de Deus registraram 23 casos cada O Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul, teve 21 casos de dengue no mesmo período.

O registro da doença em crianças aumentou nos prontos-socorros infantis das zonas Sul e Oeste. Os casos passaram de 17 para 23 entre o primeiro semestre de 2009.

Prevenção

As medidas de prevenção são importantes no combate à dengue. Para evitar que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se prolifere é preciso evitar acúmulo de lixo, manter caixas d'água e camburões tampados e não deixar água parada em vasos de planta, pneus ou qualquer outro tipo de recipiente que possa funcionar como criadouro do mosquito. (LG)

DICA DO BLOG: Melhores ofertas de CAMERAS DIGITAIS e FILMADORAS
Casos de dengue em Manaus diminui 40,63% em junho Casos de dengue em Manaus diminui 40,63% em junho Editado por Dani Souto on 16:26 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.