Casos recordes de Dengue em São Paulo em 2010






A alta incidência de casos de dengue no Estado de São Paulo, cujos números de janeiro e fevereiro já se igualam ao ano todo de 2009, na última quarta-feira (25), fez o governo de São Paulo antecipar por um mês a Semana Estadual de Combate à Dengue.

Mais de 10 mil agentes espalhados pelos municípios paulistas vão fazer arrastões, panfletagens, mutirões de limpeza, visitas casa a casa e remoção de criadouros, entre outras atividades, com o objetivo de conscientizar a população a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na capital, as atividades irão ocorrer nesta sexta-feira (26) em 18 quarteirões do Parque Bristol (zona sul da cidade), onde já foram identificados três casos confirmados de dengue, além de outros suspeitos em investigação. 

Os agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e da prefeitura de São Paulo estarão no local a partir das 9h para ações de eliminação de criadouros com aplicação de larvicida, busca ativa de casos suspeitos para encaminhamento aos serviços de saúde e orientação da população por meio de material educativo. 

Normalmente a semana estadual acontece entre os últimos dias de março e a primeira semana de abril. Mas a recorrência de dias chuvosos e o calor acima da média, que cria condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, pelo acúmulo de água parada em pneus, latas, calhas, vasos de planta e outros recipientes, levou a prefeitura a adiantar a data. 

7. 960 casos em todo o Estado

Ddurante todo ano de 2009, o Ministério da Saúde confirmou um total de 7.960 casos de dengue no Estado de São Paulo, número 8% superior aos 7.355 registrados em 2008. Oficialmente, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 1.383 casos de dengue em janeiro de 2010. 

Em apenas quatro cidades - São José do Rio Preto (438 km de SP), Araçatuba (527 km de SP), Ribeirão Preto (313 km de SP) e Guarujá (Baixada Santista) -, o número de casos já confirmados chegou a 7.326 até a última terça-feira (23). Os dados não incluem outros 588 casos em investigação na cidade de Guarujá e dados de outras 641 cidades paulistas. 

A Semana Semana Estadual de Combate à Dengue fará ações ainda em São Vicente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Taubaté.

Casos recordes de Dengue em São Paulo em 2010 Casos recordes de Dengue em São Paulo em 2010 Editado por Dani Souto on 04:54 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.